CLC_5, Revista do ano de 2010

 

 

  imagesCAT3EHED

 

- Figura Nacional – O nosso país ficou mais pobre com a morte do Nobel da literatura portuguesa na década de 90. Apesar de ter falecido, o grande escritor nacional José Saramago, permanecerá vivo para sempre para nós, através das suas grandes obras. Alguns livros escritos por José Saramago: Viagem a Portugal, Ensaio sobre a Cegueira, obra que se tornou das mais famosas, graças à sua adaptação ao cinema. A sua obra foi traduzida para diversas línguas.

 

- Figura internacional – “Senhora Dilma Rousseff” ficou conhecida internacionalmente, porque pela primeira vez o Brasil será governado por uma mulher.

 

- Acontecimento Nacional – Infelizmente a aprovação do casamento dos homossexuais.

Eu respeito a orientação sexual dos cidadãos, mas não concordo com o casamento para os mesmos, por motivos religiosos.

 

- Acontecimento internacional – O resgate dos trinta e três mineiros chilenos.

 

imagesCASK4FIT

 

Para mim o acontecimento do ano de 2010 foi, infelizmente, a tragédia que aconteceu aos trinta e três mineiros no Chile, que deram uma grande lição ao mundo inteiro. A notícia fixou os olhares de todos os cidadãos do mundo, deixando-os colados aos ecrãs dos televisores, tendo sido mostradas imagens inéditas do acontecimento, em directo ao longo do percurso, da chegada da Fénix até aos mineiros e do resgate dos mesmos, que o mundo já mais esquecerá.

 Apesar de não ter concordado com a negação por parte dos governantes do Chile, da ajuda da NASA para a construção da Fénix, pois a ajuda de identidades privadas e de outros países é sempre uma mais-valia para quando surgem catástrofes ou acidentes de grande dimensão. Nunca se deve negar a ajuda de ninguém, pois ninguém vive só.

  Por sorte, os governantes do Chile conseguiram sucesso no resgate dos mineiros, à custa dos mesmos. E esses sim deram uma lição de vida ao mundo inteiro, por terem demonstrado, muita calma e esperança de saírem com vida do abrigo subterrâneo onde se encontravam. Os mineiros foram grandes homens de coragem, que nunca reclamaram de nada. Só disseram “estamos bem”!

  Por isso, parabéns aos mineiros pela sua coragem! Parabéns ao povo chileno pelo sucesso do resgate dos mineiros! E parabéns também por terem agido com eficiência perante uma situação tão delicada! 

 

publicado por ginger às 02:16 | comentar | favorito